Coordenador : Flavia Mateus Rios
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394765.2206.380144.16052023
Departamento/Setor: EGH
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Membros do ICHF, da comunidade acadêmica da UFF e da comunidade em geral.
Local de atuação: Serão realizadas ações a nível local, municipal, regional e nacional. As atividades serão desenvolvidas presencialmente no campus Gragoatá da UFF, em escolas de educação básica de Niterói, na Câmara Municipal de Niterói e em ambiente virtual da internet.
Objetivo
Facilitar o processo ensino/aprendizagem em Ciências Sociais e Filosofia através de práticas pedagógicas lúdicas e inovadoras , como jogos didáticos e gamificação; Disseminar para a comunidade em geral o conhecimento científico produzido pelos membros do ICHF; Promover a formação cidadã dentro e fora da Universidade; Possibilitar a prática extensionista e científica de discentes da educação básica e da graduação; Acessorar e capacitar cidadãos e instituições externas à UFF, em temas pertinentes aos objetos de estudo e pesquisa desenvolvidos no Instituto; Promover o debate e reflexão sobre temas relevantes no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Filosofia.
Resumo
É um compromisso essencial da universidade e das unidades que lhe compõem, desenvolver e praticar ações voltadas para a formação de cidadãos críticos e conscientes, ademais de profissionais qualificados. É fundamental sua atuação tanto no ambiente acadêmico como na comunidade em geral, promovendo a disseminação e aplicação do conhecimento que produz e contribuindo para a transformação e o desenvolvimento social. Sendo assim, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF, através do Programa de Extensão Núcleo de extensão do ICHF, tem por objetivo sistematizar e promover ações de extensão voltadas para o fortalecimento da tríade ensino, pesquisa e extensão, nas quais os atores sejam servidores (docentes e técnicos administrativos) e discentes da UFF, além de membros da comunidade em geral. Serão desenvolvidas ações que contribuam para a prática pedagógica na unidade; para a disseminação do conhecimento científico produzido pelos membros do ICHF; para a prática ativa de formação cidadã dentro e fora da universidade; para a prática extensionista e científica de discentes da educação básica e da graduação, além da pós-graduação; e para a capacitação e assessoria de cidadãos e instituições externas à UFF, em temas pertinentes aos objetos de estudo e pesquisa desenvolvidos no Instituto.